Friday 2 October 2009

Animais

Aprap castra gratuitamente 150 cachorros

A Associação dos Amigos e Protetores dos Animais de Palhoça, (Aprap), é uma ONG sem fins lucrativos que atua no município de maneira informal há mais de 10 anos.
Neste último sábado(26), a Aprap realizou uma campanha que castrou e vacinou cerca de 150 cachorros de pessoas carentes e de rua, na Ponte do Imaruim.
Todo o trabalho teve o apoio de dois veterinários, Marina Dante e Chico Grota, que há dois anos vem desenvolvendo trabalhos com juntamente com a ONG.

A professora de 38 anos, Marivete Heidermann de Mattos, trouxe “Belinha”, uma cadelinha que foi encontrada nos manguezais de Palhoça quando ainda recém nascida, e há três anos já faz parte da família de Marivete.
“Encontrei a Belinha pequeninha abandonada no meio do mangue, e já faz três anos que ela está lá em casa”, diz a professora.

Além de Belinha, Marivete ainda tem outros cinco cachorros que adotou, e todos aguardam obedientes na fila para receber os tratamentos.Shalma Silva Teixeira é diretora e coordenadora da Aprap. A empresária vem dividindo seu tempo entre o trabalho, família e cuidados dos animais. “No último semestre atendemos 20 famílias sem condições de tratar dos animais de estimação, no último semestre cerca de 300 animais foram tratados através da Aprap.”, afirmou Shalma.

Como funciona a Aprap
O projeto tem o apoio financeiro integral da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), e a implantação dos programas de castração geralmente é dividida em duas etapas. Na primeira parte do programa são entregues materiais explicativos aos alunos do ensino fundamental de várias escolas, onde é feito um cadastramento na comunidade. Cada etapa tem espaço para a castração de 150 animais. Na etapa seguinte são realizados os atendimentos. São feitas ações que visam preservar a saúde animal, prevenindo zoonoses, ensinando desde a alimentação dos animais, vacinação, alem dos conceitos da Guarda Responsável.

Para participar do projeto
Apenas moradores do município de Palhoça podem participar. È feito um cadastro na Aprap, que tem plantão na Unidade Básica de Saúde da Ponte do Imaruim, ou através da Secretaria da Entidade. È necessário preencher um formulário e levar os seguintes documentos: Xerox do comprovante de residência ( água, luz ou telefone), Xerox documento de identidade e carteira de vacinação do animal se possuir.

Declaração Universal dos Direitos dos Animais
1- Todos os animais têm o mesmo direito á vida.
2- Todos os animais têm direito ao respeito e á proteção do homem.
3- Nenhum sinal deve ser maltratado.
4- Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5- O animal que o homem escolher para companheiro não deve nunca ser abandonado.
6- Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7- Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8- A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9- Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.
10- O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Search