Saturday 19 September 2009

Criminalidade

Criminalidade e vandalismo na Praia do Sonho

Os moradores da Praia do Sonho vivem um drama todos os anos. Após a temporada de verão a maioria das casas ficam vazias, tornando-se uma cidade deserta, um alvo fácil para furto, roubos e atitudes de vandalismo. Durante esse período a comunidade fica com um número muito pequeno de moradores, atraindo ladrões de outras localidades a furtarem as casas. Eles levam móveis, roupas, tudo que podem transportar e acabam quebrando tudo que sobra.

O comerciante Valter Valdemiro Silveira, 40 anos, morador há 17 na comunidade, diz que esse dilema já afetou muito a comunidade. “Todos os bens de valores que eles podem carregar são levados” afirma. O fato de o bairro ser grande e muito vazio, também dificulta o trabalho da polícia. Vanderlei diz que sua residência nunca foi assaltada, por que os ladrões acabam entrando nas casas onde a maioria são veranistas. “As casas mais visadas são as de quem só aparecem na alta temporada” termina.

Policia diz que indices de arrombamento estão diminuindo

O Subcomandante da 2° Companhia Militar de Palhoça, Sargento Artur Sell Neto, que é responsável pela segurança da região, diz que os índices de furtos e arrombamentos já diminuíram em relação aos anos anteriores. Segundo ele, operações especiais como a que ocorreu ontem à noite, revistando veículos e abordando motociclistas têm ajudado muito a conter o índice de furtos no bairro.

“Hoje a base da policia da Praia do Sonho, têm quatro viaturas que fazem a ronda e patrulhamento, no mínimo sempre duas estão disponíveis”, confirma Sargento Sell.
Uma das dicas do batalhão da policia para diminuir os furtos, é que os moradores venham pelo menos duas vezes ao mês visitarem as casas, para não dar a impressão que está abandonada. O Sargento afirma ainda que as casas visitadas freqüentemente, quase nunca têm registros de arrombamentos. As vitimas de furtos ou arrombamentos devem imediatamente entrar em contato com a Polícia Militar através do 190.

Search