Friday 18 September 2009

Vidas em risco

Comunidade da Enseada do Brito em Palhoça teme pela vida

Moradores da comunidade da Enseada do Brito, margens da BR-101 em Palhoça, estão preocupados com as detonações feitas, em decorrer das obras de duplicação. A comunidade afirma que muitas pedras já atingiram as residências e comércios que ficam próximos as detonações.Eles acreditam que têm ocorrido algum erro de cálculo na engenharia do projeto. Ontem (17), foram implodidas mais rochas na rodovia parando o trânsito por quase duas horas.

O pedreiro, José Silveira, 42 anos, que reside ás margens da rodovia, diz que pedras com mais de 2 quilos já atingiram a comunidade. “Sempre que tem detonação a gente fica com medo né”, comenta José. A residência de uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, foi atingida, quebrando parte da parede, uma janela e parte do assoalho. As pedras ainda atingiram a sala, o quarto, cozinha e área de serviço da casa. Na última terça-feira, estilhaços e pedaços de rochas, atingiram 10 casas furando o telhado e colocando em risco a vida dos moradores.

Empresa diz que as famílias são avisadas

A empresa responsável pela detonação, Consórcio Sim, disse que as famílias são avisadas com antecedência e que uma sirene é tocada 20 minutos antes de cada explosão. Eles pedem pra que se possível não permanecer nas moradias durante as explosões. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), afirma que o ocorrido é previsto em contrato, e que as famílias serão ressarcidas dos prejuízos. As famílias que foram prejudicadas e não atendidas devem entrar em contato com o DNIT.Além do risco de vida e bens deteriorados, algumas famílias que residem no entorno estavam até ontem sem água, depois que as explosões atingiram os canos de abastecimento, que são canalizados do morro pelos moradores.

Search